Por Andressa Pesce
Está planejando aquela surftrip e procura hotéis e pousadas na praia com ondas durante 365 dias no ano? Tem passagem marcada para o Rio de Janeiro e ficou em dúvida se vai rolar ondas? Seus problemas acabaram: o seu destino é a zona oeste do Rio, conhecido como o paraíso do surf! No Longboard Paradise, a gente garante altas ondas em qualquer estação, em um ambiente acolhedor, todo temático do surf, com serviços como guardaria, aluguel de pranchas, aulas de surf e um visual diário que é o paraíso de todo surfista.
O Longboard Paradise tem uma localização privilegiada para dar aquele surf check logo cedo e está cercado por picos de todos os estilos de surf. Hoje, vamos destacar oito deles: Recreio, Canto do Recreio, Macumba, 8W, CCB, Secreto, Prainha e Grumari.
1. RECREIO: O Recreio tem ondas mais cavadas, ideal para surf com pranchinhas menores. O pico exige um drop mais rápido, mas também é perfeito para o surf de performance com altas manobras.
2. CANTO DO RECREIO: O Canto do Recreio fica bem na Pedra do Pontal, a dois minutinhos caminhando do Longboard Paradise. Tanto o Recreio quanto o Canto do Recreio são o playground perfeito pra quem já está no nível intermediário ou avançado do surf.
3. MACUMBA: A praia da Macumba é um dos picos mais clássicos do surf no Rio de Janeiro, perfeito para a prática do longboard. É bom para iniciantes que chegam no Longboard Paradise interessados em realizar aquele sonho de ficar em pé na prancha e começar a brincadeira! O cantinho direito da Pedra do Pontal tem um lugar especial na memória de quem começou a surfar com o time da Longboard Paradise. Mais para o meio da praia, as ondas vão ficando mais cheias e costumam levar do outside até a areia. Não é à toa que o Longboard Paradise se localiza de frente para essa praia, considerada o paraíso do longboard. A praia da Macumba garante altas sessões de surf o ano todo, para todos os públicos, de iniciantes em sua primeira aula até lendas do surf que costumam frequentar a praia e o hostel.
4. 8W: O pico tem esse nome porque fica na altura da rua 8W, no Recreio dos Bandeirantes. Dá para você ir a pé em dois minutinhos estando hospedado no Longboard Paradise (basta atravessar a Pedra da Macumba). O pico da 8W é ideal para quem já tem uma certa experiência com pranchinha.
5. CCB: O pico tem o nome CCB por estar localizado em frente ao Camping Clube do Brasil. Fica bem ao lado do pico 8W, você pode seguir a pé pelo calçadão.
6. SECRETO: A praia do Secreto fica bem ao lado do CCB, no encontro do canal do Sernambetiba (conhecido também como Rio Morto) com o mar. É uma onda mais voltada para o bodyboard e pranchinha.
7. PRAINHA: Não dizem que o caminho deve ser tão importante e apreciado quanto o destino? Pois se a sua ideia é surfar na Prainha com certeza vai curtir demais o visual até chegar lá. A estrada que leva até a Prainha (e também Grumari) é certamente uma das mais lindas do Rio! A Prainha é uma reserva ambiental que fica a sete minutinhos de carro do Longboard Paradise, cercada de Mata Atlântica e com boas ondas o ano inteiro, especialmente para quem está no nível intermediário ou avançado.
8. GRUMARI: Passando a Prainha, está Grumari, a quase 8 quilômetros do Longboard Paradise. As duas praias estão cercadas de natureza selvagem, muita preservação ambiental e garantem altas ondas para surfistas mais experientes. E mesmo para quem não surfa, vale sempre a visita: Grumari foi a única praia brasileira incluída no ranking das 50 melhores do mundo, divulgado em julho de 2022, pelo site de viagens Big 7 Travel. Tanto Prainha quanto Grumari constantemente são palco de circuitos de surf com ondas clássicas, seja para pranchinha ou longboard.
Esses são os oito picos de surf no Rio de Janeiro que ficam bem próximos ao Longboard Paradise – e você tá esperando o que pra fechar sua reserva e se hospedar no paraíso? Se a sua vibe é curtir um surf em qualquer época do ano, essa é a SUA CASA de frente pro mar, o sonho de qualquer surfista! ALOHAAA E BOAS ONDAS!
*JÁ SEGUE A NOSSA PÁGINA? No Instagram @longboardparadise.rj, a gente traz um serviço atualizado de previsão de ondas nesses oito picos de surf que você pode dropar hospedado no Longboard Paradise. Lá, você tem acesso a informações diárias como ondulação e vento, indicando se o pico está bom ou não para o surf.