Av. Paulo Tapajós, 616 – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro/RJ  |  (21) 97223.5623(21) 96754.7152

Por que o inverno é a melhor época para praticar surfe

Hoje, vamos falar sobre o inverno, uma época que desperta uma energia única nos surfistas. Por quê? É a temporada das grandes ondas! Quando as ondulações do sul trazem ondas gigantes, desafiadoras e capazes de nos transportar para um mundo de emoções intensas. Preparado para mergulhar nessa história?

Inverno 2023 promete as maiores ondas

O inverno de 2023 promete variações climáticas importantes que devem impactar na formação de ondas, especialmente puxadas pelo fenômeno El Niño, que eleva as temperaturas da água no Oceano e, consequentemente, deixa o clima mais “maluco” em terra firme. 

Imagine o cenário: o sol ainda está tímido no horizonte, o ar é fresco e a brisa do mar acaricia o seu rosto. Você se prepara para enfrentar o desafio das ondas grandes, aquele momento em que o coração dispara de empolgação e um misto de medo e coragem se fundem. Essa é a magia do inverno carioca.

O inverno e o surfe

Se para a maioria dos banhistas, inverno e mar são opostos, no surfe essa dinâmica está longe de ser uma realidade. 

A estação é a temporada mais propícia para formação de ondas nos mares brasileiros, muito por conta da passagem de frentes frias vindas do sul e dos centros de baixa pressão, que se aproximam da costa e abrem caminho para a passagem das ondulações. 

Além disso, quem já domina as grandes ondas sabe como a qualidade do surfe melhora nessa época do ano. 

Acontece que o aumento do swellque nada mais é que o intervalo entre a quebra de uma onda e outra – faz com que as ondulações cheguem na costa com mais força, alinhamento e longevidade, facilitando a pegada de onda.

Esse aumento do período é característico das ondulações do sul, que são as ondas que chegam na costa vindas do polo sul. 

Ao viajarem por uma distância maior, as ondas passam a se formar entre períodos mais extensos e regulares, elevando automaticamente sua qualidade.

Além disso, uma onda mais espaçada é uma onda mais amigável também ao surfista que está começando, pois favorece o tempo de recuperação e a sua identificação no olhar.

Isso sem contar que o inverno deixa a experiência muito mais exclusiva

Com a ausência de boa parte dos banhistas, a sua relação com o mar vira quase que um encontro a dois, o que também facilita para quem está começando ou tomando coragem para começar, já que a disputa por ondas diminui

E tem mais: há eventos especiais nessa época do ano com foco total em mostrar a riqueza da relação entre o inverno e o surfe. 
Um deles é o Surf Camp, da Longboard Paradise, lugar com uma vibe toda especial localizado próximo à Praia da Macumba, na Zona Oeste do Rio. Um fim de semana de uma experiência de imersão total no esporte, com aulas de surfe, yoga e surfe-skate, trilhas, hospedagem, coworking e muito mais.

: O Sol se põe em meio aos morros que ficam à direita da Praia da Macumba, um dos lugares preferidos dos surfistas, que aparece com poucos banhistas curtindo o fim de tarde.
A Praia da Macumba, no Rio, é um dos melhores picos de surfe do Brasil. (Foto: Pixabay)

Como pegar ondas grandes com segurança 

Surfar em ondas grandes no inverno é um convite para se superar. É uma mistura de respeito pela grandiosidade do mar e uma pitada de ousadia. 

Mas, é importante lembrar que essa aventura exige preparo e consciência. 

Antes de encarar as ondas maiores, conheça a si mesmo e entenda suas próprias habilidades

Cada onda é uma oportunidade de aprendizado, mas também requer respeito pelos limites do seu corpo e experiência.

Então, se liga nestas dicas essenciais para você surfar com segurança nesse espetáculo: 

Verifique seus equipamentos

Uma onda maior exige uma prancha à altura. Equipamentos mais espaçosos e resistentes favorecem uma entrada mais completa e veloz em uma onda grande. 

Além disso, a chance de danificações sérias pela força das águas diminui, o que também te deixa mais distante de ficar em apuros. 

Se prepare emocionalmente

Não se esqueça que o surfe é um esporte de conexão com a alma e a natureza. Em ondas grandes, esse elemento é ainda mais importante para fortalecer sua confiança em si mesmo. 

É importante reservar um tempo para meditar, praticar yoga e se conectar com o ambiente antes de entrar no mar. Respire fundo e treine seu emocional para manter a tranquilidade no caso de algum imprevisto. 

Não esqueça do preparo físico! 

É importante ressaltar também que a confiança no seu corpo se relaciona diretamente com seu preparo físico. Um bom condicionamento é fundamental para garantir sua resistência a desafios mais ousados.

Para isso, foque em exercícios cardiovasculares que fortaleçam seus pulmões. Natação, pequenos mergulhos e tiros de velocidade na água ajudam a se preparar. 

Um passo de cada vez

É importante respeitar o seu corpo e a sua mente. Dê um passo de cada vez e só evolua para uma onda maior caso se sinta realmente pronto para isso. Do contrário, eleve gradativamente o tamanho de seus desafios, respeitando seu tempo. 

Converse com surfistas mais experientes

Além de tornar a experiência mais divertida, estar com outros surfistas pode ser uma medida de segurança

A troca de conhecimentos e o apoio mútuo são essenciais para enfrentar os desafios das ondas grandes. 

Respeite o desafio e converse com quem tem experiência a oferecer. 

Lugares como a Longboard Paradise são perfeitos para conviver com a rapaziada mais experiente, entusiasta do esporte e que tenha muita experiência a oferecer. Venha fazer parte da nossa tribo!

Use roupas mais resistentes 

A força da água é consideravelmente mais poderosa em ondas maiores, ainda mais nessa época do ano. 

Invista em roupas capazes de resistir a uma colisão mais forte com a água e que protejam todo o seu corpo, evitando hematomas ou contusões mais graves. 

As melhores praias para se conectar com o mar nessa época do ano

Mulher de preto com roupa de surfe pratica yoga  em meio às pedras do mar no fim de tarde com céu claro.
O inverno é também um ótimo momento para quem só quer se conectar com a natureza. (Foto: Pixabay)

Se o mar fica mais amigável para quem quer pegar uma onda no inverno, essa é também uma boa época para quem só quer sentar na areia e se conectar com a natureza

No Rio, Grumari, Arpoador, Prainha e Praia do Diabo são destinos certeiros para relaxar e conversar com a natureza ao som de ondas poderosas e consistentes. 

Isso sem contar na Praia da Macumba. Também conhecida como Praia do Pontal, que está localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro entre a Praia do Recreio e a Prainha.

São excelentes opções para quem quer praticar yoga, meditar, fazer um funcional ou apenas ler um livro

Além disso, são espaços excelentes e com boa estrutura para quem trabalha remoto e busca um lugar mais relax para cumprir o expediente. 
Curtiu? A Praia da Macumba fica pertinho da Longboard Paradise, um surf club com piscina e coworking feito para surfistas e entusiastas do surfe – e da natureza – trocarem experiências e se conectarem ainda mais com o esporte e as belezas do mar.

Não apenas uma hospedagem, uma experiência inesquecível!

  • Recepção

    Nosso espaço conta com recepcionista disponível das 6h as 22h.

  • Restaurante

    Um espaço com deliciosas opções de café da manhã, almoço, lanches e drinks.

  • Estrutura Completa

    Infraestrutura completa com piscina, sauna, academia funcional, sala de estar com coworking e tv com videogame.

  • Explore

    Passeios para quem quer conhecer e curtir a vibe do local.

  • Guardaria

    Guarde ou alugue pranchas para poder aproveitar as melhores ondas

  • Quartos

    Para todo tipo de trip: suítes, privativos simples, coletivos de 9,12 ou 15 camas

  • Cozinha

    Equipada com microondas, liquidificador, cooktop, geladeira e tudo que você precisa.

  • Aulas de Yoga

    Para quem quer cuidar do corpo e da mente ao som da natureza e relaxar.

  • Aulas de Surf

    Para quem quer aprender em um dos melhores picos de surf do mundo para Longboard.

O PARAíSO DO LONGBOARD